quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vá ao Teatro

Antes da minha dica teatral de hoje, saiba um pouco sobre a tragédia grega:

A tragédia grega surge por volta de 500 a.c reunindo grande parte da população grega em um espetáculo, surgindo logo após as epopéias de Homero e Hesíodo o poeta da tragédia grega transforma o comum em algo novo e assim consegue despertar o medo e terror do público pois as coisas do nosso dia a dia tornam-se ainda mais corriqueiras e a evolução dos acontecimentos comuns em trágico acaba por causar espanto.
Tanto a epopéia quanto a tragédia trabalham a figura do heroí abordando aspectos universais comuns a todos nós, nos questionando a respeito de nossas fragilidades e limitações, o heroí trágico representa o poder, e no desenrolar de sua trajetória este poder sofre um abalo e ele declina ao comum, assim o sujeito reconhece seus erros e acaba purificando o mal , destruíndo sua altivez. As montangens eram constituidas em atos, havia a presença do coro que intervinha na ação das personagens.
Leia a trágedia Édipo Rei e perceba algumas destas observações a abordadas por mim aqui e aprenda muito mais!!!!!
Dica Teatral : Moby Dick
a montagem retrata a obsessão do Capitão Ahab contra a terrível baleia branca Moby Dick, que lhe arrancara a perna.

Preço: R$ 40,00 (quinta e sexta) e R$ 50,00 (sábado e domingo).
Data(s):Até 23 de novembro de 2009.
Horário(s):Quinta a sábado, 21h; domingo, 19h.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Veja na TV


Na TV aberta: Arte com Sérgio Britto



O canal Brasil apresenta as terças-feiras o programa Arte com Sérgio Britto, o ator e apresentador fala das diversas manifestações artísticas do Brasil e do mundo com uma abordagem intimista sobre cada assunto devido sua vasta experiência profissional, no programa vemos um ator com mais de 80 anos de idade e uma carreira brilhante principalmente no teatro, falar e contemplar a arte de uma maneira belíssima e singular, apresentando ao público tudo o que anda rolando sobre as artes pelo Brasil.

Canal: 2
horário: 22h

domingo, 2 de agosto de 2009

Pais & Filhos

Fonte retirada de: http://macmagazine.uol.com.br





Fracasso escolar de quem é a culpa ?





De acordo com a Lei de diretrizes e bases, a educação é um direito e dentro dos princípios da liberdade é dever da família e do Estado porém, a família culpabiliza o Estado pelo fracasso escolar e aquele acusa a família de não preparar suas crianças dando-lhes orientanções de moral e índole, pré-requisitos básicos que acabam por prejudicá-los no seu desempenho dentro da escola. Em nossa sociedade ter conhecimento é ser possuidor de um conteúdo que vale ouro mas poucos são aqueles que são capazes de serem autores do conhecimento, porque na verdade eles nos são trasmitidos por outro que nem sempre é o criador da informação que está sendo transmitida. É dentro da escola e do lar que absorvemos os nossos maiores conhecimentos que irão ser manifestados em diversas situações de nossa vida.

Onde está o erro da família quando o aluno não aprende? Está no fato de algumas famílias não serem possibilitadoras da aprendizagem e isso não significa falta de recursos econômicos e sim a falta de um estímulo ao ato de pensar, questionar e possibilitar a capacidade do aprender. E a escola ? Qual é sua culpa na não aprendizagem de seus alunos? A culpa da escola está no fato de muitos profissionais dentro da mesma não estarem preparados para reconhcer a dificuldade de aprendizagem do seu educando, é este despreparo que rotula muitas crianças como problemáticas e incapazes de aprender, se não há no aluno uma deficiência severa como nos casos de demência, todos são capazes de aprender, lógico que uns com mais facilidades do que outros. A escola fracassa quando não investiga a difilculdade de aprender do seu aluno, quando não busca o apoio da família como parte integrante do processo de apredizagem de cada criança, quando a sua estrutura é inadequada para possibilitar o apredizado e acima de tudo quando o método de ensino é imutável por parte do corpo docente pois, acaba por engessar o educando que possui dificuldades escolares. Assim, o que há hoje no Brasil são crianças mal educadas no aspecto mais amplo do que entendemos como educação e familiares e profissionais que não se comprometem com a transformação da educação no Brasil.