quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pais & Filhos


BULLYING


Bullying é uma palavra inglesa que não possui tradução no nosso idioma mas que todos que já foram vítima deste ato conhecem muito bem, o bullying é uma agressão moral e em alguns casos física que tem como finalidade causar danos emocionais naquele que é o alvo direto ou indireto do agressor do bullying, esta prática vem assolando as escolas do Brasil e do mundo há muito tempo mas nunca foi tão discutida como agora. Nos meus tempos de escola diversos alunos possuiam apelidos que muitas vezes incomodavam a todos os possuidores de uma determinada alcunha e eu mesma possuia dois: Olivia Palito até os meus 10 anos de idade e a partir dos 12 anos quando meu corpo começou a sofrer mudanças após a minha primeira mestruação passei a ser a tanajura, tais apelidos no dia a dia não me ofediam pois sempre que alguém me apelidava ganhava um belo apelido em troca e com o bullying o que ocorre será só um mero apelido? Não. O bullying carrega junto com o apelido a carga pesada de um psicológico abalado e de uma moral destruida pois, causa angústia, humilhação e dor muita dor física e emocional pois as agressões do bullying são diárias, aterrorizando a vítima para que o agressor possa exercer seu poder diante dos demais a custa da destruição de outrem.

De maneira repetitiva o agressor do bullying humilha, exclui, aterroriza, agride verbalmente e/ou fisicamente, destrói os pertences da vítima, rouba e persegue e faz com que os demais também pratiquem tais atos pois geralmente o agressor execerce um certo poder sobre os demais alunos que em alguns casos o seguem ou por admirá-lo ou por temê-lo. Os agressores na sua maioria são filhos de pais que não supervisionam seus filhos ou são frutos de uma família permissiva demais onde geralmente há algum membro com comportamento anti-social. Ser agressor do bullying significa ser um delinquente que pode futuramente se envolver em episódios ainda mais sério como tornar-se autor de homicídio culposo ( com intenção de matar) por não tolerar o diferente.

A família deve vigiar de perto seus filhos para ver se estes sofrem ou praticam o bullying e a escola não pode ser omissa diante de tais acontecimentos em seu espaço, mesmo que nunca tenha tido nenhum caso em sua instituição de ensino se faz necessário trazer o assunto para a sala de aula porque este é atual e presente na sociedade e discutí-lo num ambiente educativo torna-se a grande missão das escolas na atualidade e educar nada mais é do que compartilhar conhecimento com a finalidade que este transforme o outro e que este perpetue o saber adquirido e divida-o com todos aqueles que o cercam.